IPAM - Campanha Dezembro Vermelho e Laranja 2025

O IPAM Cajazeiras - PB inicia a sua última campanha do ano! O Dezembro Vermelho e Laranja, mês de prevenção ao HIV / AIDS e ao Câncer de Pele.
Por Fideles 09/12/2025 #Gestão
img

Foto:

No mês de dezembro, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) apoia duas importantes campanhas: Dezembro Vermelho, sobre a importância da prevenção ao HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST) e da assistência e proteção dos direitos das pessoas que vivem com o HIV; e Dezembro Laranja, sobre a prevenção e o tratamento do câncer de pele. Em relação ao Dezembro Vermelho, a ANS reforça que o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da reguladora garante cobertura para o acompanhamento médico por meio de consultas, em número ilimitado de atendimentos, inclusive com especialistas (infectologistas, por exemplo), bem como os exames laboratoriais para diagnóstico e acompanhamento da infecção pelo vírus HIV e demais ISTs, tais como hepatites B e C, sífilis, clamídia, herpes e HPV.

O movimento Dezembro Laranja alerta para a importância da prevenção e a detecção precoce do câncer de pele, uma doença caracterizada pelo crescimento descontrolado e anormal das células desse órgão. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) escolheu dezembro, mês marcado pelo início do verão nos países do hemisfério sul, para instituir a campanha, buscando a prevenção e detecção precoce do câncer no maior órgão do corpo humano. Os cuidados vão muito além do uso de filtro solar. É preciso ter atenção aos horários corretos para se expor ao sol, evitando ampla exposição no intervalo entre 10h e 16h, além do uso de roupas e acessórios adequados (chapéu, boné, óculos, roupas com proteção ultravioleta, guarda-sol e sombrinha). Pesquisa realizada pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) alerta para a evolução da doença no país. Denominada de "Estimativa 2023 - Incidência de Câncer no Brasil", o estudo informa que 700 mil casos de câncer surgirão entre 2023 e 2025 no país. A região Sul e Sudeste aparece com a maior incidência, cerca de 70%. O estudo também revela que o câncer com mais incidência, cerca de 31,3%, é o de pele não melanoma. Vale lembrar que essa enfermidade possui tratamento integral e gratuito, por meio do SUS.

https://www.gov.br/ans/pt-br/assuntos/noticias/sobre-ans/ans-apoia-campanhas-dezembro-vermelho-e-dezembro-laranja

Deixe o seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON