IPAM - Campanha Março Azul Marinho e Lilás 2023

As Campanhas para este mês são Março Azul Marinho - Mês de Conscientização e Prevenção ao Câncer de Intestino e o Março Lilás - Mês de Combate ao Câncer de Colo Uterino.

img
#Gestão POR FIDELES 01 DE MARÇO DE 2023

A campanha Março Azul 2023 chama atenção para a conscientização e prevenção ao câncer de intestino. O conhecimento sobre possíveis sintomas e saber das informações corretas é muito importante e para alertar e incentivar a prevenção da doença. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) se engaja na campanha firmando uma parceria com a Sociedade Brasileira de Endoscopia - secção PB para reforçar na população a importância dessa conscientização e prevenção. O câncer de intestino é uma das doenças mais letais do Brasil (embora fique atrás do câncer de próstata e mama), principalmente por ser silenciosa e atinge homens e mulheres, mesmo sem histórico familiar. Os fatores de risco como cigarro, álcool, alimentação gordurosa e sedentarismo podem contribuir para o acometimento da doença. É importante ficar atento a sintomas como sangue nas fezes, alteração do ritmo intestinal, dor abdominal, perda de peso, cansaço ou fraqueza. Pessoas com mais de 45 anos devem procurar um especialista e fazer exames preventivos, pois há tratamento para a doença, bem como cura. O diagnóstico precoce aumenta a chance de cura em mais de 90% e é fundamental para salvas vidas.

Além da Azul o mês de Março também é marcado pela cor lilás e a Campanha Março Lilás. Mês de Combate ao Câncer de Colo Uterino. O câncer de colo de útero, excetuando-se o câncer de pele não melanoma, é o terceiro tumor mo mais frequente na população feminina, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. A principal forma de prevenção, é a vacina contra o HPV (disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos), podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais. Previna-se! A prevenção é um gesto de amor à vida.

https://paraiba.pb.gov.br/noticias/paraiba-adere-a-campanha-201cmarco-azul-2023201d-e-ilumina-fachadas-das-unidades-de-saude-com-a-cor-azul#:~:text=A%20campanha%20Mar%C3%A7o%20Azul%202023,incentivar%20a%20preven%C3%A7%C3%A3o%20da%20doen%C3%A7a.

https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2023/03/01/senado-participa-da-campanha-marco-azul-marinho

https://sbradioterapia.com.br/noticias/gerais/marco-lilas-mes-da-conscientizacao-e-combate-ao-cancer-de-colo-de-utero/

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito