IPAM - Campanha Abril Verde e Azul 2023

Neste mês de Abril, as campanhas estão voltadas para a Conscientização do Autismo, além da Prevenção aos Acidentes de Trabalho.

img
#Gestão POR FIDELES 01 DE ABRIL DE 2023

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi definido pela Organização das Nações Unidas em 2007 e é comemorado no dia 2 de abril. É uma data importante, pois muitas pessoas não compreendem o que é o Transtorno do Espectro Autista, o TEA, sendo fundamental a propagação de informação de qualidade. Entender melhor esse transtorno é a chave para o fim do preconceito e da discriminação que cercam as pessoas com TEA, as quais apresentam apenas uma forma diferente de agir e encarar o mundo. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, uma em cada 160 crianças está no TEA. Ainda de acordo com a Organização, tem-se observado um avanço dos casos pelo mundo, o que pode ser explicado pelo aumento da conscientização sobre o tema e uma maior busca pelo diagnóstico. Sendo assim, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo é também importante para que mais pessoas sejam diagnosticadas precocemente e tenham acesso a terapias, as quais podem ser decisivas para seu desenvolvimento. E quem são estas pessoas? São vizinhos, colegas, familiares, estudantes, trabalhadores.... Autismo não tem cara, por este motivo se acirram as invisibilidades que sofrem, além do fato do espectro também ser atravessado por dispositivos de exclusão relacionados à classe social, à cultura, ao gênero, à etnia e raça, entre outros marcadores sociais. A campanha nacional deste ano tem o tema "Mais Informação, Menos Preconceito".

Além desta, o mês de Abril também nos trás a campanha de Prevenção ao Acidente de Trabalho! O mês foi escolhido para representar esse movimento por ter duas datas relevantes: o Dia Mundial da Saúde (07/04) e o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho (28/04) - instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em memória às vítimas de um acidente ocorrido em uma mina em Virgínia, nos Estados Unidos, nos anos 60. Quando falamos sobre segurança e saúde no trabalho, compreendemos o conjunto de normas e procedimentos exigidos legalmente das empresas e funcionários buscando proteger a integridade física do trabalhador, prevenir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Para isso, existem ações que proporcionam ambientes seguros e saudáveis com condições adequadas para os trabalhadores. Inclusive, a segurança e saúde no trabalho, bem como ações preventivas, contribuem para o aumento da produtividade e satisfação dos funcionários. Conforme disposto na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), as empresas devem cumprir e fazer cumprir as normas de segurança do trabalho e de instruir os empregados sobre as precauções para evitar acidentes. Os empregados, por sua vez, devem observar os requisitos das normas de segurança. Assim, todos tem parcela de responsabilidade na prevenção.

https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2023/03/30/especial-2-de-abril-e-o-dia-mundial-de-conscientizacao-do-autismo

https://www.bicas.mg.leg.br/institucional/noticias/abril-verde-2013-mes-da-prevencao-de-acidentes-e-doencas-de-trabalho#:~:text=Abril%20%C3%A9%20o%20m%C3%AAs%20da,de%20trabalho%20e%20adoecimento%20ocupacional.

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito